PADRE GIOVANNI NASCIMENTO É PÁROCO EM SANTARÉM NOVO

Padre Giovanni Nascimento é pároco em Santarém Novo.

Situada às margens do Rio Maracanã, trecho de águas plácidas, e rodeada pelo mangue verde, típico da costa mar do nordeste do Pará, está Santarém Novo. É terra dos cantores do ritmo carimbó e dos tradicionais pratos típicos dos peixes e mariscos, como o preferencial caranguejo, numa combinação relacional do homem com a exuberante natureza.
Nesta manhã de domingo, 20 de fevereiro, o povo católico concentrou-se na via principal de entrada da cidade e, com faixas, bandeiras de boas-vindas e a presença do bispo dom Carlos, recepcionou o padre Giovanni Nascimento que, logo, seria acolhido como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
Padre Giovanni, ordenado no último 17 de dezembro, é natural de Santa Maria e, nestes últimos três anos, colaborou como introdutor dos seminaristas do propedêutico do Seminário Menor Mons. Teixeira, em Castanhal. Portanto a Paróquia de Santarém Novo é a sua primeira, que a ele caberá conduzir em suas ações pastorais.
A santa Missa, presidida por dom Carlos Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal, e concelebrada por Frei Pestana Junior e padre Giovanni, foi realizada após uma festiva caminhada, do ponto da concentração até a Igreja Matriz. Logo após os ritos iniciais, frei Pestana fez a leitura da Provisão e padre Giovanni proclamou o Ato de Fidelidade, recebendo as chaves que simbolizam a responsabilidade, o cuidado e zelo por toda a paróquia.
No término da Missa, o novo pároco recebeu os aplausos da assembleia e agradeceu pelo acolhimento e a confiança que o povo de Deus estava depositando nele.
Em diálogo com a Pascom/TV Mãe de Deus, padre Giovanni disse: “Toda vocação é sempre uma resposta de Deus a uma comunidade que reza. Então, vocação é resposta de Deus à necessidade dos irmãos. Me sinto feliz e muito contente de ser fruto deste processo de oração. O Senhor responde às necessidades da sua Igreja, sempre, com santas e numerosas vocações e, hoje, eu tenho a oportunidade, tenho a graça de assumir, como novo pároco, aqui em Santarém Novo, a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Sou conhecedor dos desafios, mas também, da fé viva e operante deste povo. Conheço minhas limitações, assim como tudo aquilo que o Senhor realizou na minha vida.
Então eu tenho disposição, coragem e o serviço, que gostaria de poder oferecer como dons para esta comunidade, que caminha junto como Igreja sinodal. Eu confio que possamos construir aqui uma bela relação de irmãos que se amam, que partilham a vida. Minha expectativa é a melhor possível e estou contente pelo Senhor ter-me dado este presente, como uma nova etapa na minha formação. Na verdade, são novos passos de um mesmo caminho, agora como pároco, a serviço dos irmãos desta comunidade.

Pascom Diocese de Castanhal
Fotos de Everardo Freitas e Vânia Sagresti