PASTORAL DA JUVENTUDE DO NORTE 2 REALIZA 12ª ASSEMBLEIA PASTORAL
Nos dias 18 a 20 de fevereiro de 2022 realizou-se na cidade de Anapu, Sitio Viveiro São Rafael a 12ª Assembleia da Pastoral da juventude do Regional Norte II com a participação das juventudes de Pará e Amapá.
A assembleia foi um momento de aprofundamento do VER a realidade da juventude em nosso Regional, análise de conjuntura sociopolítica eclesial, Sínodo, perpassando pela Campanha de Prevenção e Combate aos Ciclos de Violência Contra a Mulher, DISCERNIR iluminados pela Palavra de Deus e magistério da Igreja especialmente os documentos voltados a Juventude. E ousar a sonhar a partir do AGIR semeando esperanças a partir da Missão da Pastoral da juventude, definindo a estrutura de organização da Pastoral da Juventude no Regional e escolhas dos jovens que em missão seguem em serviço fortalecendo essa missão. E CELEBRAR a vida e a missão da Igreja com rostos jovens evangelizando jovens por todo regional nas mais diversas realidades sociais e geográficas.
O coordenador regional da pastoral Danylo Baracho, 26 anos, explicou a realização do encontro. O primeiro momento que nós estamos se reencontrado, desde o anúncio da pandemia de Covid – 19. ”Para a juventude essa assembleia é histórica e, ao mesmo tempo, é mística. Estamos num local profético. Aqui é o solo sagrado do Xingu, onde a irmã Dorothy foi sepultada, ou melhor foi plantada, doou a sua vida aos serviços dos pobres e dos pobres da floresta”, destacou.
Segundo, ele ” esse espaço possibilita repassar a nossa espiritualidade engajada a serviço da vida, em defesa das juventudes. ele que abraça esse espírito de sinodalidade que o Papa Francisco pede para nós possamos pensar um novo processo de ação pastoral e comunhão com os nossos bispos, com nossos padres e com toda comunidade católica”, comentou.
A Coordenadora da Pastoral na Diocese de Bragança,Deuziane Silveira, 29 anos, disse que foi ao encontro com o desejo de reencontrar os companheiros e companheiras de caminhada e sentir o aconchego de cada um, renovar a esperança e contribuir na construção da ação pastoral. ”pretendo sair daqui com plano norteador para a nossa ação pastoral e vivencia tudo isso no solo de Anapu, solo que tanto nos inspira e missão doada pelo seu povo”, comentou.
A professora de Língua Portuguesa, Michelle Gonçalves,24 anos, vinda do Piauí, a serviço da secretária nacional da Pastoral da Juventude, falou sobre a campanha nacional de prevenção e combate aos ciclos de violência contra mulheres. lançada no Encontro Nacional da Pastoral da Juventude em 2018, no Acre. A campanha foi criada para pauta a vida e defesa das mulheres.
Assembleia regional reuniu cerca de 80 lideranças juvenis e assessores e convidados. Dentre os participantes estiveram o Dom Antonio Assis (Bispo Auxiliar de Belém) Secretária da Pastoral da Juventude Nacional (Michele Gonçalves) e entre outros que ajudaram nas reflexões. Durante a assembleia foram indicados os nomes para nova coordenação nacional e regional da Pastoral da Juventude Norte 2, sendo:
Assim ousamos caminhar firmes como Igreja Missionária em saída às periferias junto as juventudes com a seguinte estrutura organizacional:
Coordenação Regional Pastoral da Juventude:
Secretaria Regional: Danyllo Baracho /Diocese de Xingu- Altamira
Coordenação Nacional: Ingrid Sabrina / Arquidiocese de Santarém
Juntamente com as referências Diocesanas, Arquidiocesanas e Prelatícias;
Bispo Referencial: Dom Antônio de Assis
Comissão Regional de Assessoria:
– Pe. Hortêncio Matias / Diocese de Xingu- Altamira
– Ana Karyna Rocha / Arquidiocese de Santarém
– Vaulene Monteiro / Arquidiocese de Belém
– Ir. Juliana Aires / Diocese de Óbidos
E tendo como PRIORIDADES:
- Grupo de jovens
- Sínodo para a Amazônia (formação, espiritualidade, dimensão socioambiental)
- Campanha Nacional de Enfrentamento aos Ciclos de Violência contra a mulher
- Sustentabilidade financeira.
Portanto a juventude Norte II ousa sonhar e semear sementes do aprofundamento do kerygma, da experiência fundadora do encontro com Deus através do Cristo morto e ressuscitado e firmar o crescimento do amor fraterno, na vida comunitária, no serviço em prol do Reino de Deus.
I